Meu Metro Quadrado

Casa em Condomínio - Florianópolis

Características dos imóveis de alto padrão

11 de maio de 2020


Semana passada falamos no blog sobre de algumas características mais subjetivas/ imateriais sobre o que acreditamos que será o novo luxo.

Porém, resolvi voltar duas casas, e trazer um pouco mais de materialidade pro assunto. Um dos maiores desafios que enfrentamos é caracterizar realmente o alto padrão, por que ele só é alto a medida que há ao que se comparar, e quanto mais as características físicas e materiais vão sendo alcançadas, mais o subjetivo entra na equação (volte um post). No post de hoje vou pontuar algumas características que são quase imprescindíveis em imóveis de alto padrão. E pensem a lista como quanto mais itens da lista melhor.

Não vou NEM falar de localização, por que seria redundante. Pensem: a localização tem que ser inquestionável. O que é inquestionável? Frente mar, vista livre, aquele quadrilátero famoso perto da praça. Aquela rua famosa pela arborização. Aquele conjunto de ruas famosos pelo comércio perto. Tem que ser óbvio. Sem poréns.

Espaços amplos – o que não significa espaços ociosos, por isso fuja da compartimentalização. Para casas, em números, vamos falar (no mínimo):

suites – 15m2

Banheiros – 3m2

Suite Master – 20m2

Sala principal de 50m2

A gente aqui acredita que existe um limite de vida que conseguimos imprimir num ambiente, mais do que isso vale a máxima de “quanto maio o castelo, maior a solidão”. A maioria desses espaços é quase inviável em apartamentos novos, por isso tenha em mente as oportunidades reformáveis E o que os lançamentos hoje oferecem.

suites – 12m2

Suite Master – 16m2

Sala principal de 30m2

Poucos Moradores – em condomínios de prédios isso muitas vezes se traduz em torre única, ou torres de acesso único. Menos pessoas, garantem uma maior homogeneidade e acredite, o escolher onde morar ainda é permeado por comportamentos bem antigos, queremos estar entre os da mesma tribo.

Arquitetura clássica – E aqui não precisa pensar só no neoclássico, pense em formas, materiais de acabamento atemporais. Gosto da definição da arquitetura boa que envelhece bem, com pitadas de contemporaneidade, mas sem muitos modismos. E seja humilde & inteligente, você está fazendo um ALTO investimento. Se a sua bagagem humanística (leia o post) ainda não acompanhou a material, cerque-se de profissionais (arquitetos & designer) cujo serviço é entregar essa bagagem. Se a princípio você estranha ou “não concorda” com a opinião profissional, dê a eles o benefício da dúvida, confie. Grande oportunidade de aprender.

Casa Firts | 4 suites | Santa Mônica

Dentro do imóvel, pense em elementos que protegem a intimidade de quem lá vive & dão autonomia para quem usufrui e mantém:

Intimidade – hall privativo, ante sala ou foyer. Quem chega da rua não vê tudo o que se passa lá num primeiro momento. É também um ambiente de passagem, de transição da rua (externo) para o particular (interno).

Planta circular – essa definição cabe mais a plantas de apartamento e significa uma planta que tem dois acessos a área íntima da casa – um pela sala (social) e outro pela parte de serviço (normalmente a cozinha). Num exemplo prático, pode estar acontecendo uma festa na parte social da casa e essa ser completamente isolada da parte íntima (quartos).

Dependências de Serviço – na maioria dos casos, ainda temos o luxo de contar com uma mão de obra de apoio em casa e um quarto com banheiro exclusivo garantem uma autonomia e privacidade a quem trabalha conosco.

Sacada – é um elemento raríssimo na arquitetura mais antiga. Já na moderna ele quase que é excludente de espaços internos. De qualquer forma, um ambiente que nos permita ter qualquer espaço com mais “ar”, nos deixe mais próximos de elementos naturais (leia o post) ou nos transporte a um modo mais relaxado significa, qualidade de vida.

É isso. Espero que tenham curtido. Deixem seus comentários e sugestões de assuntos que desejam ver por aqui.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@meumetroquadrado