Meu Metro Quadrado

Dia das Mulheres | Honrando o caminho que fizemos até aqui

8 de março de 2021


‘Em honra e agradecimento a todas as mulheres que vieram antes de mim. As mulheres que cruzaram um oceano, imigrando, a procura de um lugar seguro para criar os seus filhos. Mulheres que enfrentaram pobreza, fome e perseguição. Que sobreviveram a Gripe Espanhola, duas guerras, que foram as pioneiras nas fábricas quando trabalhar não era um assunto de mulheres. As sufragistas, as primeiras mulheres a votar, as primeiras a dirigir, as primeiras que decidiram por uma carreira de sucesso. As mulheres que trabalharam (e trabalham) de casa. As primeiras a se divorciarem. As mulheres que escolheram como e quando terem seus filhos, que teriam preferido ter tido mais opções de escolha, mas seguiram em frente mesmo assim e fizeram deste mundo um lugar melhor.’ @claudinha_abreu

Em mais um Dia Internacional das Mulheres, a coisa mais sensível e bonita que li veio de um post de ninguém famoso. Cláudia é uma amiga querida, com uma vida bem diferente da minha, a qual acompanho volta e meia pelas mídias sociais que  fazem o positivo papel de me atualizar desses 20 anos que nos separam.

Todo ano tenho o sentimento que a comemoração do Dia Internacional das Mulheres deve ser feita em honra a todas que vieram antes de nós. Nosso passo daqui para frente é buscar incansavelmente o equilíbrio, a igualdade aristotelicamente: tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.

E o que precisamos reforçar é o sentimento de comunidade entre homens e mulheres. Precisamos da ajuda de todos os homens que já reconhecem nosso lugar, para que se torne cada vez mais natural. Fortalecendo os outros nos fazemos mais forte.

Mulheres ajudam mulheres? Sim, e homens. E vizinhos, e vizinhas. E pais solteiros. E a quem pudermos ajudar. Criamos meninos e meninas, que serão os próximos a comemorar essa data, e se tudo der certo, em honra a mulheres que procuram um mundo melhor à todos.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@meumetroquadrado